Saímos de Mammoth Lakes o mais cedo que conseguimos para tentar chegar no Yosemite e conseguir um lugar para acampar. Cruzamos o Tioga Pass, que como o nome já diz, é uma passagem de estrada que corta a Sierra Nevada, uma das poucas entradas para o parque que é cercado por montanhas sendo essa uma das estradas com maior altitude da Califórnia. Esse caminho deve ser evitado do final de outubro a meados de maio, quando a estrada geralmente é fechada devido a neve que impede a passagem de veículos. Em um posto de gasolina, assim que saímos da 395, ouvimos o boato de que a estrada estaria fechada, mas o dia estava lindo e resolvemos seguir e arriscar, felizmente não tivemos qualquer problema para entrar no parque e nosso Anual Pass foi mais uma vez utilizado. Por falar em gasolina, há muito poucas possibilidades de abastecimento dentro do parque, então a dica é chegar com tanque cheio.
O parque em si é uma vasta área de montanhas lagos e muito animal selvagem. A maior parte dos seus visitantes (em torno de 4 milhões de pessoas por ano!) acabam ficando nos 18 km quadrados do Yosemite Valley. Onde um rio corta os paredões de pedra, montanhas, glaciais e secóias gigantes.
Até chegar ao Valley passamos por diversos locais lindos, mas temos que admitir que o Vale é impressionante! Lá estão algumas possibilidades de hospedagem em hotel ou camping, uma general store e algumas possibilidades de alimentação. Os campgrounds requerem uma reserva com vários meses de antecedência que pode ser feita no nps.gov. A única exceção é o Camp 4 famoso entre os alpinistas e localizado ao pé do El Capitan. Quer tentar acampar sem reserva no Yosemite? (veja mais nesse post)
Enfrentamos temperaturas muito baixas a noite e nossos sacos de dormir foram mais uma vez colocados à prova! O vale é cercado por montanhas muito altas o que faz com que até as 10 ou 11 da manhã ainda seja muito frio. O sol também se põe cedo no vale, o jeito é acender aquela fogueira e ficar bem agasalhado curtindo sem esquecer de deixar tudo que for alimento e o que tiver cheiro (perfumes, cremes…) dentro das caixas “a prova de urso” para evitar ataques, que são frequentes no Yosemite. Não deixe alimentos dentro do carro muito menos dentro da barraca. Já que os ursinhos são gulosos e vorazes e tudo que se quer é evitar um ataque…
Quanto mais você se afastar do seu carro, mais lugares lindos você vai encontrar pelas inúmeras trilhas, rios, cachoeiras e montanhas. Muitos animais selvagens andam tranquilamente pelo parque. Alces, veados, ursos e muitos esquilos…
Posts que possam te interessar:
Hiking ao Vulcão Acatenango na Guatemala
Death valley nos Estados Unidos
Moab e o Arches National Park nos Estados Unidos
Parque Nacional El Cocuy na Colômbia
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.