Depois de aproveitar a hospitalidade dos amigos de Nosara, hora da despedida e de seguir nossa road trip pela Costa Rica. Fomos então para Santa Teresa e Mal País que ficam ao sul da península de Nicoya. Há 20 anos atrás percorri esse trajeto com o Ico e naquela época quase que o passeio se transformou numa super roubada! Ainda hoje a região é muito pouco desenvolvida, mas dessa vez já estava preparado. Posto de gasolina? Nem pensar! E ainda tem diversos rios a serem cruzados ao longo do caminho. Tivemos que fazer um desvio devido as chuvas que deixaram algumas partes do caminho (rios) intransponíveis. Estamos no auge da temporada de chuvas por aqui! A Caína algumas vezes sugeriu darmos meia volta, depois de horas dirigindo na buraqueira, mas a Maria Gasolina encarou muito bem os desafios, só pediu meio litro de óleo ao fim da jornada… Mas ela merece!!!
Da Casa para o Carro
Mal País foi nosso retorno à vida de camping. Foram dias de chuva intensa que nos levaram a dormir dentro na Maria Gasolina que ficou estacionada em um local estratégico, com uma vista privilegiada para curtir a praia e o por do sol no Pacífico.
Ah, temos mais um integrante na barca. Um violão que a Caína diz que se chama Flora. Pra mim o violão é ele e seu nome pode ser violão mesmo! A verdade é que desde o México eu procurava um para comprar. Dei sorte que a nossa amiga Rocio estava vendendo tudo para ir morar na Austrália e tinha um Yamaha novinho! Novinho mesmo, na caixa, com manual! Ela comprou pra aprender e praticamente nunca usou… Ele (ou ela) agora tem deixado nossa vida na estrada mais alegre!
Testamos mais uma vez as habilidades offroad da Maria e precisamos do 4×4 pra chegar até a praia de Montezuma. Montezuma não é praia para surfar, é um charmoso recanto hippie com praias bem bonitas, mas eu já estava louco por umas ondas! A previsão era o mar subir ao longo da semana, então toca pra balsa e vamos pra Jacó e Hermosa. Era hora de fazer uma manutenção na Maria, coisa simples umas buchas da suspensão, um braço de direção e uma geometria pra deixar ela em perfeitas condições! No México não encontramos as peças para Mitsubishi, procuramos por toda a parte a tal da bucha de suspensão e nada! Alguns mecânicos nos disseram que na América Central tinha muitas Mitsubish. E é verdade, a Costa Rica é cheia de Monteros! Foi bem fácil encontrar todas as peças para ela…
Pavones, voltando a buscar ondas!
Ficamos alguns dias na Playa Hermosa, esperando pra consertar a Maria e a chegada do Swell. Maria Gasolina pronta? As ondas estão chegando?Então toca pro Sul! Passamos uma noite em Dominical e no dia seguinte ainda não tinha surf. Fomos pra Pavones procurar uma casinha pra ficarmos um mês e torcer pra que tenhamos boas ondulações de sul! Acampamos ao lado da polícia, na frente do campo de futebol enquanto procurávamos uma casa.Quem estava com sua van estacionada ali era o Hunter e a Laila. Amigos que conhecemos no México e outras vezes por la carretera… Estamos em uma casinha que fica 1,5km da onda, passando o rio. Casinha de frente pro mar e cheia de iguanas no chão, nas árvores e no telhado. Araras vermelhas são comuns nos céus por aqui, assim como os macaquinhos pelas árvores. A Cá não para de trabalhar. Eu espero as ondas chegarem…Não podemos reclamar!
2 Responses
Esqueci de dizer: que bom que compraram o violao. Bjs
Que ótimo! Estávamos sentindo falta de um violão!!bjs pra ti querida!!