Essa é a primeira vez que moramos em outro país, chegamos na Califórnia com o plano de cruzar as Américas dirigindo até a Patagônia. O Lú já havia visitado outras cidades/estados americanos, e no meu caso, é a minha primeira vez pisando nos USA. Essas impressões são um mix de tudo aquilo que chamou nossa atenção por aqui, nesse estado que parece ter um lifestyle tão singular pelo clima, praias, e pela grande quantidade de pessoas que moram aqui. Posso dizer, particularmente, que muitos pré-conceitos estão sendo quebrados com esta experiência na Sunny Califórnia…
Segue a nossa lista:
1- A primeira impressão foi a visual: Tudo é grande! Shoppings Malls, lojas, supermercados, freeways, porções de comida em restaurantes, embalagens de alimentos de supermercado, embalagens de produtos em geral – do sabão em pó ao hidratante corporal – praticamente tudo é bem grande! Dica de uma amiga do Lú: Em um restaurante, pedir um prato/lanche e dividir, porque servem para duas pessoas certo! 😉 – e é verdade.
2- Aqui as festas tem hora para começar e para acabar! Vem nos convites marcado: “casamento de fulanos, aniversário de ciclano, das 16- 21h”. As vezes até visitas e jantares entre amigos têm esse horário de fim, e todos obedecem, numa boa, sem choro no final! Vantagem para os anfitriões e pra galera que trabalha nos eventos que também sabe a hora que vai terminar.
3- O pessoal janta super cedo! Jantam às vezes 5 da tarde. Os happy hours oferecidos em restaurantes e pubs são normalmente das 16 as 18h. Os restaurantes bombam das 17h30 as 19h. Se você for jantar na casa de uma família americana, se liga, as 20h é muito tarde. Eu e o Lú sempre perguntamos para os amigos brasileiros que moram aqui quando nos convidam para um evento: é horário americano ou brasileiro?
4- A galera é muito educada em praticamente todos os lugares que você for! É muito legal a forma como somos recebidos e atendidos, seja pelo segurança do shopping, atendente da loja ou pela caixa do supermercado: sempre com sorriso no rosto, dando bom dia/tarde, perguntando como você está, e sempre te desejando um ótimo resto de dia!! Adoro!! 😀
5- As pessoas por aqui são muito tranquilas. Na grande maioria são calmos, pacientes, fazem as coisas sem pressa e são bem atenciosos. Contradizendo muito da visão de arrogância ou falta de educação que ronda o esteriótipo americano…
6- Sabe aquela cena de filme clássica que as pessoas entram nos carros destrancados e ainda acham a chave no para sol? Pois a coisa é por aí mesmo! Os carros estão sempre com vidros abertos, mesmo cheios de coisas dentro e as camionetes com caçambas abertas ficam na rua, mesmo se ela estiver cheia, e tudo bem! Ninguém rouba, ninguém mexe, e aparentemente ninguém nem pensa que isso pode acontecer…
7- Os americanos respeitam teu espaço. Respeitam muito teu espaço. É incrível o quanto eles presam pelo espaço alheio e pelo seu próprio. Uma vez umas moças chegaram a me perguntar se eu me importava que sentassem perto de mim na praia, num dia que estava rolando um showzinho e a praia estava mais cheia que o normal; Eles pedem desculpas sempre que trancam teu caminho, ou que suas crianças trancam seu caminho, ou seus cachorros, ou até se você esbarra na pessoa, ela vai te pedir desculpas. Eles não vão te cutucar, te empurrar, te puxar (As vezes me pego encostando nas pessoas e já me estranho!). Ah, são extremamente práticos, diretos, sem nenhuma enrolação! Falam o que precisa, vão direto ao ponto, objetivos, não curtem muita explicação e não estão nem aí pra tua vida! Isso também tem muito a ver com a questão do respeito ao espaço de cada um! Vai muito além do espaço físico…eu adorei, mesmo tendo estranhado um pouco no início, depois a sensação de liberdade da não invasão alheia domina o consenso final, e eu caí nas graças desse traço tão forte da personalidade cultural daqui!
8- O interior da Califórnia é deserto. Não só na questão natural, mas é deserto de pessoas e cidades também…As cidades são muito pequenas, muitas vezes sendo a própria estrada a rua principal, com algumas transversais com não mais de duas quadras de profundidade. Não só os serviços e comércios estão localizados à beira da estrada, mas as residências também, tendo suas varandas com cadeiras e sofás bem arrumadinhos direcionados à estrada. Além disso, passamos por mais de uma cidade abandonada. Aparentemente aqui o êxodo rural segue os padrões brasileiros, e todos querem ir morar nas grandes cidades ou litoral.
9- A organização urbana aqui na Califórnia é como ilhas. São pontos de vida conectados por grandes freeways (graaaandes, pense grande), que apesar de ter limite de velocidade, a regra geral é que você tem que seguir o fluxo – e ele é intenso! A partir delas, tem as saídas para as cidades e Malls, que são tipo um shopping aberto, todos padronizados – prédios baixos, com cores pastéis e a comunicação visual não muito poluída – que consiste em reunir em um espaço grande, com um grande estacionamento central (tudo é numa escala muito grande) serviços, comércio e entretenimento, diferentes dependendo de qual você vá, que abastecem as cidades próximas. (Aqui é comum dentro dos Malls as pessoas irem de carro do supermercado até o restaurante, ou outro supermercado, por exemplo – nós caminhamos e já percebemos que os americanos estranham, as vezes nem tem pista para pedestre nos estacionamentos). Chama a atenção a pouca quantidade de pessoas caminhando nas calçadas, mesmo nas cidades. Todos vão de carro para qualquer lugar, e os lugares com mais movimento de pessoas são dentro dos Malls – muitas vezes shoppings abertos – que possuem praças de alimentação/entretenimento e nos calçadões e trilhas da beira da praia.
10- O por do sol aqui é um dos mais in-crí-veis que já vi!! E o melhor de tudo: é diário. Aqui o clima é realmente MUITO bom! Fresquinho de manhã e a noite, quente de tarde, e sol todos os dias. Ou 99% deles. Nunca chove, raramente fica nublado, e no entardecer pode ter certeza que vai ter aquele espetáculo da natureza a beira mar, aquela bola de fogo descendo no horizonte, e aquele laranjão em degradê tomando conta do céu. Tá de bobeira ou deu aquela tristezinha, stress ou saudade do que nem viveu? Assiste, que cura tudo!!
2 Responses
Muito bom e conheço apenas os arredores de Los Angeles aí na Califórnia.
Mas vcs falam de forma franca e objetiva que realmente é o que senti aí.
Agora vcs devem chegar no terceiro mundo descendo as Américas. …
Boa viagem
Que legal que tu gostou Daniel! Já estamos desde o início de janeiro no México e realmente foi um choque cultural sair da super organizada Califórnia e pular direto para o terceiro mundo ao sul da fronteira. O lado bom é que temos visto muita coisa legal por aqui! Ficamos muito felizes de ouvir teu comentário, tanto pela análise quanto por compartilhar conosco tua visão. Obrigado por acompanhar nossa viagem! Abraços Luciano & Caína 🙂