Passamos dois dias na segunda maior cidade do México. Guadalajara é uma cidade grande, com 4 milhões de habitantes e com as características esperadas em uma cidade grande. Já estamos mal acostumados… Deixamos a praia pra trás e também nossa barraca, ficamos duas noites em um hotel com preço de camping – usem a imaginação para elegância do hotel – , localizado bem no centrão da cidade, mas com estacionamento para a Maria Gasolina e ainda localizado perto o suficiente para que pudéssemos caminhar até suas maiores atrações:
Centro Histórico
Guadalajara é uma cidade bem antiga, fundada em 1542 e seu conjunto arquitetônico no centro histórico foi para nós dois, a maior atração local. São praças, museus, teatros, fontes e igrejas que lembram algumas cidades européias. As praças secas possuem grandes esculturas e esplanadas, as conexões são em sua maioria de ruas para pedestres, onde podemos caminhar tranquilamente e fomos encontrando pequenas esculturas espalhadas pelo caminho enfeitando a cidade. Os prédios antigos são muito bonitos e bem conservados, o que torna tudo um belo conjunto. Muitos Mariachis em traje característico fazem suas apresentações e pedem uma contribuição após o show! Charretes levam turistas para passear e conhecer o local.
Nos sentimos razoavelmente seguros em todo o tempo em que estivemos passeando pelo centro, pudemos aproveitar um pouco dos cafés e restaurantes que ficam no entorno das praças para ficar apenas curtindo e observando o movimento.
Mercado de la Libertad
Para se conhecer uma cidade é preciso conhecer seu mercado central. A Caína adora um mercado! E o Mercado de la Libertad, seja pelos badulaques, cheiros, carnes e frutas a venda se torna outro passeio imperdível para quem vem a Guadalajara. Ali experimentamos um sanduíche tradicional da cidade, a Torta Loka. Feito em um pão bem massudo e em tamanho bem considerável, recheado com lombo e pernil de porco. A aparência não e das mais atrativas, mas quem vê cara não vê coração. Devo confessar: Uma delícia! A Torta Loka foi uma dica de um francês que conhecemos em Todos Santos na Baja Califórnia. Valeu a pena!
O mercado é bem grande e dividido em duas partes, vale perambular pelas duas. E se quiserem comprar frutas, aqui e o lugar ideal. Tem de tudo, e baratinho.
Parque Azul
Domingo no parque. Escolhemos o Parque Azul, também próximo ao centro, com seu Mariposário (muito bonito, mas encontramos só uma borboleta), um anfiteatro e muita área verde com famílias passeando e fazendo piqueniques. Todo cercado e muito bem mantido. Vale o passeio!
Avenida Chapultepec
Em um bairro um pouco afastado do centro fica essa avenida cheia de bares e restaurantes. Em seu canteiro central, uma feira de artesanato aos domingos e ponto de encontro de jovens. Deve ferver à noite…
Apesar da cidade de Guadalajara ser bonita, não sentimos muita vontade de ficar mais para conhecer os demais atrativos urbanos que ela ainda teria a nos oferecer. Decidimos partir, pois vamos ter mais algumas cidades grandes pela frente antes de retornar ao litoral. Nossos próximos dias serão repletos de cidades coloniais pelo interior mexicano…
5 Responses
Como sempre, as fotos e os lugares lindos. E voces Também. Lembei de uma musica de carnaval dos anos 50/60. Ai vai
Linda Pepita, de Guadalajara
mora em Frente do quartel
e, certo Dia, beleza rara
Conquistou o coronel
mas depois foi encontrada
Namorando o capitao
E finalmente quis o tenente
O sargento e o batalhao
Pepita de guadalajara
Nao tem vergonha Na cara
Pepita de Guadalajara
Nao tem vergonha na cara
Este era o refrao. Senti saudades de voces e do carnaval passado.
Kkkkk
Bjs meus queridos
Querida!!! Que marchinha de carnaval da Pepita de Guadalajara! Adoramos!
Agora estamos na cidade de Guanajuato e estamos adorando (muito mais que Guadalajara)! Beijos Lu e Ca! (Ah, estamos com saudades!)
Amei as fotos e a história do quarto de hotel com preço de camping hehehe….o importante é esta experiência bárbara que vocês estão tendo. Não conheci Guadalajara. Porém, amei a Cidade do México e Tazco e Acapulco.
Beijão pra vocês!
Que legal que tu gostou Janeisa! O centro de Guadalajara lembra o da Cidade do México… Que bom saber que tu nos acompanha! Beijos Lu e Ca!
Demais!!!! Agora fiquei com vontade de conhecer! 😉