Conhecemos a cidade colonial e mineira de Guanajuato. Uma mistura de efervescência cultural com arquitetura européia. A cidade onde nasceu Diego Rivera (mais conhecido como Marido da Frida) é uma cidade universitária construída em cima de túneis das antigas minas de ouro e prata. Algumas delas ativas até hoje.
Teatro Juarez
O epicentro das atividades culturais é o Teatro Juarez, onde diariamente turistas e moradores se juntam ao fim de tarde para alguma apresentação nas escadarias do teatro. Música, teatro de bonecos, dança… Na rua em frente, estudantes usam trajes típicos e vendem bilhetes para um tipo de serenata que acontece todas as noites pelas ruas da cidade (estávamos no início da semana cultural da cidade, mas acreditamos que muitas dessas manifestações devam ocorrer ao longo do ano todo).
Que tal conhecer o Bryce Canyon nos Estados Unidos?
Museus
O centro histórico de Guanajuato é repleto de museus. Entre eles o Museu Casa Diego Rivera. Casa em que nasceu o famoso muralista, com um pequeno acervo de suas primeiras obras. Ficamos um pouco decepcionados pois havia em exposição apenas um mural, o resto eram obras inacabadas ou da época em que ele ainda vivia na cidade.
Há também o Museu Iconográfico de Quixote, com obras inspiradas em Cervantes e sua obra. Museu de Arte e História, Museu de Minas e o mais bizarro Museu das Múmias! As múmias de Guanajuato são tão famosas que foi criado um museu para elas. Diz a lenda que em 1870 e poucos o corpo de um médico francês foi exumado no cemitério da cidade e seu corpo estava em um estado de mumificação (sinistro!). Nessa época surgiu uma lei que cobrava das famílias uma taxa para manter seus entes queridos enterrados de forma “perpétua”, o que fez com que vários corpos fossem desenterrados e para a surpresa geral muitos estavam mumificados! Algo relacionado com o clima, umidade da região, sei lá… Só sei que muita gente vai a cidade para conhecer as tais múmias. Que são as múmias mais recentes do mundo.
Arquitetura
Guanajuato é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. E é uma cidade bem pitoresca. Já conhecemos muitas cidades no país e Guanajuato é, em nossa opinião, a mais “europeia”. Seu labirinto de ruas de pedras e casarios antigos, junto com a coleção de igrejas e teatros fazem do local uma bela experiência. Sem falar nos seus túneis: boa parte da cidade é subterrânea e seus túneis, resquícios das minas de ouro e prata , deixam a cidade mais interessante e até pouco misteriosa!
A cidade foi construída em um vale entre montanhas e ela é cheia de desníveis.Pode-se subir por ruelas até o monumento a Pipila (um dos heróis de guerra mexicano) que fica em um ponto estratégico onde se pode admirar as cores e os prédios da cidade. Ah, em Guanajuato se faz tudo a pé! Não tem muito lugar pra estacionar, e na verdade nem precisa de carro para conhecer toda o centro histórico a pé.
Alimentação
Em uma cidade com tantos atrativos não poderiam faltar bares e restaurantes. Eles estão espalhados pelas ruas e praças da cidade. Faz algum tempo que criamos uma competição ao longo de nossa viagem: descobrir a melhor comida em cada lugar que vamos e o Burrito de Carne de um restaurantezinho de Guanajuato está ganhando com vantagem! Ah, nessa competição só entram lugares baratinhos que não atrapalhem nosso orçamento. Por falar em orçamento, os valores de Guanajuato são bem acessíveis de hospedagem, alimentação e passeios!
Gostou? Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar nossos posts!
Ah, não esqueça de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram:
2 Responses
Amando viajar com vocês… conhecendo um pouco do México…qta coisa linda…louca prá visitá-los…me aguardem…
Mas olhaaa!!
Que coisa boa ouvir isso Mãe!!
Vamos adorar receber tua visita!!
É muito felizes de estar acompanhando cada passo nosso!!
Um super beijo, Cá e Lu!!