Descobrimos da forma mais difícil o que é viajar sem planejamento! Gostamos da ideia de flexibilidade e um roteiro adaptável aos acontecimentos. Traçamos no mapa alguns destinos mas não sabíamos ao certo quanto tempo ficaríamos em cada um deles. Cruzamos alguns estados Americanos tentando conhecer e acampar em parques nacionais. Esperamos acabar a temporada de verão para começar nosso passeio e evitar os congestionamentos da alta temporada. Mas mesmo assim passamos por algumas roubadas por falta de planejamento. Como diria o general e ex-presidente Eisenhower: “planos são inúteis, mas planejamento é indispensável!” Que sirva de lição para os próximos destinos!
Depois de rodar bastante pelo interior começamos a voltar para oeste rumo ao litoral!
San Francisco
Pecamos no planejamento e acabamos com dificuldades de conseguir hospedagem em San Francisco. Depois de várias noites dormidas na Caturrita, combinamos de conseguir um hotel/motel para dormir em uma cama. O Booking.com (link afiliado) oferecia diárias a partir de 200u$ (totalmente fora do nosso orçamento), nosso amigo Diego que mora em San Francisco, indicou um motel para ficarmos na Stinson Beach, uma prainha bem tranquila e afastada da cidade, ao norte da Golden Gate. Chegamos já era noite (erro de planejamento!) e fomos recebidos no motel por gente muito estranha. Algo tipo Norman Bates em um filme do Hitchcock. A Caína ficou com um certo medinho, pediu pra eu ver se a porta do quarto estava bem trancada… Na dúvida trouxe o facão para o quarto!
Depois de varias noites acampados, pensamos que uma noite em uma cama com banheiro privativo seria o máximo, mas descobrimos que acampar tinha suas vantagens… acampando é muito mais fácil de manter uma alimentação saudável, já que podemos cozinhar e não precisamos depender de restaurantes ou supermercados para nossas refeições. Sem falar que uma fogueira ao lado da barraca é muito mais charmoso do que uma tv e um ar condicionado.
Chegamos o mais ao norte nessa viagem. Agora o plano é descer pela 1 ou também conhecida como PCH a Pacific Coast Highway que cruza o estado da Califórnia pelo litoral passando junto ao mar na maior parte do tempo até chegarmos de volta a San Clemente.
Santa Cruz
Passamos por Half Moon bay e onda de Mavericks, cruzamos a Central Coast da Califórnia até Steamer Lane em Santa Cruz. Mas não demos sorte de encontrar ondas, o mar estava bem baixinho e a temperatura já não era nada convidativa. Sem surf então…
Conhecemos a linda cidade de Monterrey mas não conseguimos um local para acampar às vésperas do feriado do Columbus Day, nem em Monterrey nem no Big Sur (mais ao sul). Essa foi a maior roubada que passamos ao longo dessa road trip pelos Estados Unidos, não planejamos e não contamos com um feriado nacional. Tão pouco tínhamos reservas com antecedência e simplesmente todos os campgrounds estavam lotados, começamos a buscar no Google mais ao sul, ao oeste norte e simplesmente nenhum possuía disponibilidade pelos próximos 3 ou 4 dias… A saída foi voltar a Santa Cruz, que é uma cidade maior e tem mais opção de acomodação e retornar ao motel que havíamos passado a noite anterior (administrado por indianos que conseguiam deixar um cheiro de comida insuportável na recepção! Ah, o quarto era limpinho!)
Carmel & Big Sur
Decidimos sair cedo no dia seguinte, cruzar Monterrey, Carmel, Big Sur e buscar um local para acampar.
Carmel é uma cidade muito charmosa com suas lindas casas à beira mar. Já a região ao sul, Big Sur é bonita pela natureza exuberante e a linda Highway 1 e suas paisagens a cada curva. São diversas praias com muito pouca urbanização. E esse é seu charme. Em boa parte da estrada não há cobertura de celular, são poucos postos de gasolina (diga-se quase nenhum) e alguns restaurantes. Tal isolamento foi o que levou o escritor Henry Miller a morar por cerca de 20 anos em uma cabana de madeira a beira da Highway 1 (onde hoje fica o The Henry Miller Memorial Library) e Jack Kerouac também teve sua temporada por ali, assim como outros famosos.
Nós, conseguimos finalmente acampar quase na beira da praia em San Simeon. Sem ondas e com rangers mal humorados no parque estadual.
6 Responses
Amei o roteiro e as fotos. Vocês estão divinos . Aproveitem! Saudades!
Obrigada Janeisa!!!
Muito felizes de te ter aqui com a gente!! 😀
Beijãozãooo
Cá e Lú
Adorei o blog!
As fotos são lindas!
Muito Obrigado Nina!!!! 🙂
Beijos Luciano e Caína
Show Lu e Caina , o texto tá bem legal, bem simples, me senti dentro da viagem dando risadas imaginando as “pinta” desse motel que vcs ficaram… kkk
Aproveitem!
Binho!!! O quarto era legal e sem cheiro, mas a recepção… Uma imundice! Que bom qu etu gostou! Abração Lu & Cáina