California camping Photo road travel travel

California Central Coast – de San Francisco ao Big Sur

Descobrimos da forma mais difícil o que é viajar sem planejamento! Gostamos da ideia de flexibilidade e um roteiro adaptável aos acontecimentos. Traçamos no mapa alguns destinos mas não sabíamos ao certo quanto tempo ficaríamos em cada um deles. Cruzamos alguns estados Americanos tentando conhecer e acampar em parques nacionais. Esperamos acabar a temporada de verão para começar nosso passeio e evitar os congestionamentos da alta temporada. Mas mesmo assim passamos por algumas roubadas por falta de planejamento. Como diria o general e ex-presidente Eisenhower: “planos são inúteis, mas planejamento é indispensável!” Que sirva de lição para os próximos destinos!

Depois de rodar bastante pelo interior começamos a voltar para oeste rumo ao litoral!

 

San Francisco

 

 

Pecamos no planejamento e acabamos com dificuldades de conseguir hospedagem em San Francisco. Depois de várias noites dormidas na Caturrita, combinamos de conseguir um hotel/motel para dormir em uma cama. O Booking.com (link afiliado) oferecia diárias a partir de 200u$ (totalmente fora do nosso orçamento), nosso amigo Diego que mora em San Francisco, indicou um motel para ficarmos na Stinson Beach, uma prainha bem tranquila e afastada da cidade, ao norte da Golden Gate. Chegamos já era noite (erro de planejamento!) e fomos recebidos no motel por gente muito estranha. Algo tipo Norman Bates em um filme do Hitchcock. A Caína ficou com um certo medinho, pediu pra eu ver se a porta do quarto estava bem trancada… Na dúvida trouxe o facão para o quarto!

Bolina Beach

Depois de varias noites acampados, pensamos que uma noite em uma cama com banheiro privativo seria o máximo, mas descobrimos que acampar tinha suas vantagens… acampando é muito mais fácil de manter uma alimentação saudável, já que podemos cozinhar e não precisamos depender de restaurantes ou supermercados para nossas refeições. Sem falar que uma fogueira ao lado da barraca é muito mais charmoso do que uma tv e um ar condicionado.

 Mt Talmalpais

Chegamos o mais ao norte nessa viagem. Agora o plano é descer pela 1 ou também conhecida como PCH a Pacific Coast Highway que cruza o estado da Califórnia pelo litoral passando junto ao mar na maior parte do tempo até chegarmos de volta a San Clemente.

 

Santa Cruz

 

Passamos por Half Moon bay e onda de Mavericks, cruzamos a Central Coast da Califórnia até Steamer Lane em Santa Cruz. Mas não demos sorte de encontrar ondas, o mar estava bem baixinho e a temperatura já não era nada convidativa. Sem surf então…

Love is in the air...
Love is in the air…

 

 

Conhecemos a linda cidade de Monterrey mas não conseguimos um local para acampar às vésperas do feriado do Columbus Day, nem em Monterrey nem no Big Sur (mais ao sul). Essa foi a maior roubada que passamos ao longo dessa road trip pelos Estados Unidos, não planejamos e não contamos com um feriado nacional. Tão pouco tínhamos reservas com antecedência e simplesmente todos os campgrounds estavam lotados, começamos a buscar no Google mais ao sul, ao oeste norte e simplesmente nenhum possuía disponibilidade pelos próximos 3 ou 4 dias… A saída foi voltar a Santa Cruz, que é uma cidade maior e tem mais opção de acomodação e retornar ao motel que havíamos passado a noite anterior (administrado por indianos que conseguiam deixar um cheiro de comida insuportável na recepção! Ah, o quarto era limpinho!)

Carmel & Big Sur

Decidimos sair cedo no dia seguinte, cruzar Monterrey, Carmel, Big Sur e buscar um local para acampar.

carmel, california
Carmel by the sea

Julia Pfeifer Burns Beach

Julia Pfeifer Burns Beach

Carmel é uma cidade muito charmosa com suas lindas casas à beira mar. Já a região ao sul, Big Sur é bonita pela natureza exuberante e a linda Highway 1 e suas paisagens a cada curva. São diversas praias com muito pouca urbanização. E esse é seu charme. Em boa parte da estrada não há cobertura de celular, são poucos postos de gasolina (diga-se quase nenhum) e alguns restaurantes. Tal isolamento foi o que levou o escritor Henry Miller a morar por cerca de 20 anos em uma cabana de madeira a beira da Highway 1 (onde hoje fica o The Henry Miller Memorial Library) e Jack Kerouac também teve sua temporada por ali, assim como outros famosos.

Big Sur beach
Big Sur beach

Big Sur

Nós, conseguimos finalmente acampar quase na beira da praia em San Simeon. Sem ondas e com rangers mal humorados no parque estadual.

Sea Lions, big sur
Sea Lions
San Simeon sunset california
Sunset em San Simeon, sem ondas 🙁

    7 Responses

    1. Obrigada Janeisa!!!
      Muito felizes de te ter aqui com a gente!! 😀
      Beijãozãooo
      Cá e Lú

  1. Show Lu e Caina , o texto tá bem legal, bem simples, me senti dentro da viagem dando risadas imaginando as “pinta” desse motel que vcs ficaram… kkk
    Aproveitem!

    1. Binho!!! O quarto era legal e sem cheiro, mas a recepção… Uma imundice! Que bom qu etu gostou! Abração Lu & Cáina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *