Ecuador travel

Cruzando o Ecuador

O Boa Surpresa

O Ecuador foi uma sequência de maravilhosas surpresas desde a fronteira. Nesse período que estamos viajando a Venezuela está vivenciando uma crise econômica muito grande e as pessoas tem emigrado do país em busca de uma vida melhor. Encontramos venezuelanos por toda a América Latina recomeçando a vida, transformando outro país em seu lar. Uma situação nada fácil. Por causa disso, na América do Sul as fronteiras estão tendo uma demanda muito alta de venezuelanos diariamente. Como a Colômbia fechou as portas para eles, passaram a ir ao Ecuador, Peru e muitos ainda buscam o Chile em função da economia mais forte (buscam também Brasil e acredito eu outros países da América do Sul, mas que não estão em nossa rota) para podermos comentar.

Fronteira San Miguel

A fronteira mais usual entre Colômbia e Ecuador, Ipiales, estava tendo uma média de 5-8h de espera em função dos ônibus de venezuelanos que paam por ali diariamente. Por isso, decidimos fazer um caminho diferente e seguir para a fronteira mais ao leste, em San Miguel, cruzando pela amazônia e à qual relatos de viajantes afirmavam ser menos movimentada. E assim foi! Na verdade, não foi ‘menos movimentada’, nós éramos os únicos a ser atendidos quando chegamos!!! Pensamos até que a aduana estava fechada, tamanha a tranquilidade do lugar. Não bastasse isso, a saída da Colômbia e entrada no Ecuador funcionavam no mesmo prédio, e o Ecuador foi o país com menos burocracia que cruzamos até agora! Sem taxas, seguros obrigatórios, ou milhões de cópias. Tudo simples, fácil e rápido. Fizemos todo o processo de saída e entrada e importação do carro em 20 min. Sim, isso mesmo: VINTE MINUTOS. Dali até nossa saída do país foi um festival de boas impressões: as melhores estradas que cruzamos em toda América Latina, o povo mais educado, a polícia menos corrupta (dá até vontade de dizer não-corrupta, mas né? não vamos ser tão ingênuos), e a melhore infraestrutura nos parques nacionais, que visitamos na América Latina até agora. O Ecuador me fez ter esperança. E me fez sentir aquela paz diante de uma bondade genuína, sem me sentir explorada ou insegura. Nossa primeira noite passamos no estacionamento de uma espécie de clube, onde a proprietária não tinha como ser mais simpática também. Viva o Ecuador!! E obrigado ecuatorianos!

Mudança de rota?

Nossa ideia de roteiro no pais era ir visitando o corredor de vulcões e ao final, desviar para o litoral e curtir uma prainha. Devido a chuva e a nossa primeira experiência explorando as montanhas e lagoas de Otavalo, quase desistimos. Depois de um passeio lindo nas lagunas Mojadas um chuvisco de nada quase nos deixou em maus lençóis: derrapamos muito, a Maria escorregava de lado descendo a ladeira enquanto os pneus se enchiam de lama e nos deixava cada vez menos capazes de vencer aquele pequeno pedaço da estrada. Foi um momento bem tenso. Nossos amigos passaram pela mesma situação antes de nós, e todo caminho até voltar a estrada de calçada foi com uma atenção redobrada e alguns deslizes tensos. No final deu tudo certo e o passeio valeu muito a pena. Até conseguimos ajudar um outro carro que ficou sem bateria pelo caminho!

O hostel que acampamos em Otavalo

Um hikingzinho pelas montanhas do ecuador
Depois de um pouco de chuva as estradas ficaram bem difíceis!

Aqui no Ecuador e Colômbia é temporada de chuvas. Então quase todos os dias estavam nublados, com chuvas ou chuviscos. Ficamos vendo nosso plano ir embora e pensávamos que íamos ter que cruzar o Equador sem conhecer sua famosa cordilheira de vulcões… Na esperança que um dia amanhecesse sem nuvens e com sol forte para irmos ao primeiro vulcão da lista, o Cayambe, acabamos passando umas 4 noites na cidade de Otavalo, acampados num hostel muito aconchegante, com lareira, uma sala confortável e uma vista linda nas montanhas!! Eramos nós e mais dois amigos, quase o tempo inteiro. Tudo de bom!! Como o tempo não deu sinais de melhora, resolvemos seguir viagem colocando o plano B em ação: Passar o dia em Quito e ir direto ao litoral. Maaaas a esperança é a última que morre!! Na estrada cruzamos com uma placa mágica indicando a entrada do Parque Nacional Cotopaxi. (Clique aqui!) Tava logo ali! Fizemos o retorno e decidimos dar só uma passadinha para ver como era ao menos um dos itens da nossa “lista de desejos”! Não custava tentar. Foi a melhor decisão que tivemos!! Ali conhecemos a infra estrutura básica dos parques nacionais do Equador, e a forma educada e solícita que os guardas-florestais recebem os visitantes. Não só visitamos este como a experiência nos encorajou a seguir o plano e visitar mais alguns, o Quilotoa e o Chimborazo, antes de seguir ao litoral. A experiência em todos foi ótima. O Lago Quilotoa um pouco mais turístico que os demais, mas a beleza do lugar faz a gente relevar a parte ‘opressora’ dos caça-turistas.

na metade do mundo!

Domingo pelo centro histórico de Quito

Ecuador e sua maravilhosa diversidade

O país, apesar de ser bem pequeno, é muito diverso: selva, montanhas, povos indígena,vulcões e costa junto ao pacífico. Do frio nas altas montanhas ao calor do nível do mar, de hikings à surf: Tudo de alta qualidade. Com cultura e climas extremamente diferentes em cada um destes lugares. Um país rico em diversidade e beleza natural. E olha que nem fomos a Galápagos! Então quando pensar em Ecuador, não se reduza apenas a a essa ilha famosa que inspirou as ideias de Darwin, vá além! Tem muito para ver e com um bom planejamento se consegue visitar tudo- ou quase tudo – em pouco tempo – é tudo (relativamente) pertinho! 😉

Conheça esses outros destinos legais no Ecuador: