O estado mais populoso dos Estados Unidos e com uma economia de dar inveja a muito país rico. Segundo o censo de 2015 são mais de 39 milhões de pessoas formando o que, se fosse um país, seria a 6a maior economia do planeta. Foi aqui que surgiu a indústria do cinema, a internet e o computador pessoal. Aqui está o headquarter de empresas que vão da tecnologia como a Apple, ao surf como a WSL e o Surfline.
Os primeiros europeus a explorar a costa californiana foram espanhóis, portugueses e ingleses. Os russos também estiveram por aqui até que as Missões espanholas acabaram dizimando as tribos nativas e formando os pueblos de San Diego e Los Angeles e San Jose. Em 1821 o México se tornou independente da Espanha e a Califórnia se tornou oficialmente mexicana.
Em 1846 ergueu-se a bandeira do urso formando a California Republic. Fruto da revolta de alguns colonizadores americanos contra o governo mexicano, no mesmo ano em que começou a guerra entre os Estados Unidos e o México (Mexican-American War 1846-1848). A California Republic durou pouco, até 1848 quando o tratado de Guadalupe Hidalgo terminou a guerra e a Califórnia assim como os estados do Arizona, Nevada, Colorado e Utah se tornaram Estados Americanos.