Colombia road travel travel

Macondo Existe! Conheça a cidade de Cem anos de Solidão.

Já se passaram mais de 18 anos que eu li os Cem Anos de Solidão, e em todo esse tempo jamais imaginei que algum dia fosse conhecer essa cidade, na verdade eu pensava que ela nem existia! Mas, Macondo existe! A cidade está no mapa da Colômbia disfarçada sob o nome de Aracataca!

Painel na casa de Gabo
Artigos pessoais na casa-museu
Tentando descobrir os segredos dos doces da Ursula

 

 



Ali encontramos a casa onde nasceu Gabriel Garcia Marques, hoje transformada em museu. Tudo na pequena cidade gira em torno dos personagens do livro, seja na praça Remédios a Bela ou no restaurante Cozinha de Ursula. Outras atrações são a estação de trem de Macondo, ou Aracataca se você preferir, onde o exercito nacional desimou os Trabalhadores da Banana a Casa do Telegrafista, onde trabalhou o pai de Garcia Marques e até o túmulo de Melquíades!
A Casa museu fica em um grande terreno no centro da cidade, a duas quadras da praça central. A entrada no museu é gratuita e estudantes se oferecem como guias para contar a história da cidade, da casa e de Gabriel.

o quarto dos indios (escravos na epoca e no livro) e a cama-rede
percorrendo a casa, voltando no tempo, brincando com a memória…

A casa foi crescendo e se adaptando ao crescimento da família, como no livro!
A árvore da Ursula!

Dica:

Aracataca é muito pequena mesmo! Pode-se ver tudo em uma passada! Ela fica há uns 130 km de Barranquilha e uns 90 km da cidade de Santa Marta. A estrada para chegar lá é toda asfaltada mas com muito caminhão indo e vindo dos portos do Caribe.

    4 Responses

  1. Que maravilha Lu, poder reviver pessoalmente tudo que o livro te encantou há tempos atrás. Parabéns para vocês dois que estão realmente, desmembrando a América. Bjs mamy

  2. Puxa, que bacana ! Deu até vontade de reler o romance, depois de ver as fotos !!!

    1. Pensei o mesmo! A Caína estava lendo, tenho certeza de que a experiência dela, passando por “Macondo” logo após a leitura, deve ter sido muito interessante!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *